Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da incontinência urinária na criança?

27 de março de 2021

O controle da urina durante o dia deve acontecer até os 3 anos e e o controle da noite até os 5 anos de idade. Após essa idade, se ocorrer escapes de xixi durante o dia é denominado de incontinência urinária diurna e se houver durante o sono, é conhecido como enurese ou “xixi na cama”.
A enurese é classificada em monossintomática quando o único sintoma é o xixi cama, mas quando associada a outros sintomas como escapes durante o dia, ir várias vezes ao banheiro ou ir muito pouco, cruzar as pernas para segurar o xixi, sair correndo para ir ao banheiro, intestino preso, infecção urinária, é denominada não-monossintomática ou disfunção da bexiga e do intestino.
As causas das alt…
[09:46, 27/03/2021] Ana Claudia Crotti: O tratamento específico para as disfunções da bexiga e do intestino em crianças incluem uroterapia padrão e uroterapia específica com biofeedback e eletroestimulação.
A uroterapia padrão inclui explicações sobre a função da bexiga, do intestino e orientações sobre modificações comportamentais, como urinar em intervalos regulares, beber mais líquido durante o dia e evitar líquido á noite, evitar alimentos e líquidos irritativos como sucos e frutas ácidas como limão, abacaxi, laranja, cafeína, refrigerantes, alimentos industrializados e diminuir o consumo de sal. É importante ter uma postura adequada na hora de urinar e evacuar, para isso é recomendado um redutor do assento sanitário e um apoio para os pés.
A reabilitação com biofeedback tem sido o tratamento de primeira linha para disfunções da bexiga e do intestino. O objetivo do treinamento é ensinar a criança a relaxar os músculos do assoalho pélvico na hora de urinar e evacuar. A técnica é realizada por meio da colocação de adesivos no períneo que emitem informações visuais e/ou sonoras imediatas através de um programa de computador. Assim as crianças se conscientizam da atividade dos músculos do assoalho pélvico e o fisioterapeuta pode orientá-las a respeito do relaxamento, contração e coordenação. O biofeedback tem um caráter lúdico, melhora a adesão ao tratamento, não causa dor ou desconforto. As sessões são realizadas uma vez por semana por 3 meses para uma taxa de sucesso em torno de 90%.
A eletroestimulação tem sido outro método de escolha e o objetivo é melhorar o armazenamento e esvaziamento da bexiga e do intestino. A técnica é realizada com a colocação de adesivos nas costas ou no pé da criança. O equipamento emite um estímulo e a criança deve sentir um leve formigamento no local que não causam dor ou incomodo. Geralmente são necessárias até 20 sessões para uma melhora completa em torno de 63%.
O tempo de tratamento pode variar de 3 à 6 meses e casos que não resolverem com a fisioterapia pode ser associado a medicação e suporte psicológico.

Procure por um especialista!

 

Texto produzido pela Dra. Joceara Reis
Fisioterapeuta
Membro do Comitê Científico da ABPC BC Stuart
Campanha de Conscientização #PerderUrinaNãoÉNormal 2021
Apoio #Astellas