Incontinência Urinária – a gestação pode ser um fator de risco

16 de agosto de 2018

Ontem, dia 15 de agosto foi celebrado o dia da gestante. E o que a gravidez pode ter a ver com a incontinência urinária?

Segundo a Sociedade Internacional de Continência(ICS) , a incontinência urinária é definida como qualquer perda involuntária de urina. São definidas em cinco tipos: incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência, incontinência urinária mista, incontinência urinária por transbordamento e incontinência urinária funcional.

A gestação é considerada um fator que favorece o aparecimento de incontinência urinária (IU)), pois pode levar ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico. O tipo mais comum de incontinência urinária na gestação é a de esforço. É quando a gestante perde urina ao tossir, espirrar, rir, agachar ou quando realiza algum tipo de esforço físico. A incidência é muito variável, sendo apresentada de 28% à 64% das gestantes.

Este sintoma está relacionado à alguns fatores inerentes à gestação: peso do bebê  e aumento do volume abdominal incidindo diretamente sobre os músculos do assoalho pélvico, ações de hormônios presentes durante a gestação, alterações posturais relacionadas à gestação, entre outros.

Popularmente, a incontinência urinária gestacional é subjugada, inclusive por profissionais da saúde, o que leva a uma falsa impressão de que o aparecimento das perdas urinárias não deve ser levado a sério. É importante lembrar que estudos apontam que a incontinência urinaria na gestação impacta negativamente à qualidade de vida destas mulheres, levando, em casos extremos, ao isolamento social e afetivo.

Apesar de comum, a incontinência urinária na gestação não deve ser considerada normal, pois mesmo com todos estes fatores contribuindo para este sintoma aparecer, os músculos pélvicos devem ser capazes de trabalhar integralmente. Portanto, a gestante que apresenta incontinência urinária deve procurar acompanhamento profissional especializado para que estas perdas sejam sanadas durante a gestação.

Texto cedido por: Clarissa A. N. Marzinotto

Fisioterapeuta, membro voluntária da Associação Brasileira Pela Continência BC Stuart.

Imagem Gratuita Pixabay