PREVENÇÃO DA INCONTINÊNCIA FECAL

7 de junho de 2018

A incontinência fecal é um sintoma que afeta milhares de brasileiros. Quanto mais idoso, maior será a probabilidade do aparecimento deste quadro. É difícil avaliar a verdadeira prevalência de incontinência fecal na população, sendo referidos valores de 1,4 a 20% para o grupo com idade superior a 40 anos.  Essa condição, provavelmente, é mais frequente nas mulheres, mas, em várias pesquisas científicas, não se confirmou existir essa diferença entre os sexos.

A causa principal da incontinência fecal são os defeitos ou lesões do assoalho pélvico, formado por um conjunto de músculos. É a única musculatura transversal do corpo humano que suporta carga, sendo responsável por diversas funções: auxílio no aumento da pressão intra-abdominal, na respiração e na estabilização do tronco; suporte dos órgãos abdominais e pélvicos com consequente manutenção da continência urinária e fecal. Além disso, esses músculos permitem o intercurso sexual e desempenham papel importante no parto.

Existem vários mecanismos que, conjugadamente, contribuem para a normal continência fecal: a motilidade intestinal, o volume e a consistência das fezes, o grau de consciência mental, o tônus esfincteriano anal e a integridade da inervação dessas estruturas.

Ressalte-se que uma alimentação equilibrada e balanceada e muito importante para o tratamento da incontinência fecal. Entretanto, também é necessário avaliar toda esta musculatura para diagnosticar as deficiências do assoalho pélvico.

Manter uma atividade regular de treinamento desses músculos, tanto para homens como para mulheres, além de aprender a manter a atividade do esfíncter anal controlada é imprescindível para a continência fecal e de urina. Nesse sentido, a conscientização e reconhecimento das partes íntimas é muito importante.

Pelo que foi dito, fica claro a importância dos vários profissionais da saúde, tais como nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e outros, na prevenção da incontinência fecal.

 

Texto escrito por: Dalila Duarte

Fisioterapeuta Pélvica – Membro Voluntário da Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart

Fisioterapeuta Pélvica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Graduada pela PUC-SP

Pós  graduada em Saúde da Mulher e do Homem pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Aprimoranda no curso de Disfunções Sexuais da UNIFESP

Responsável pela Implantação do Serviço de Reabilitação Coloproctológica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Postado em Notícias por Ana Claudia Crotti