Associação Brasileira Pela Continência BC Stuart estará presente na Virada da Maturidade. Confira nossa agenda.

22 de setembro de 2017

3ª Virada da Maturidade deve reunir 20 mil pessoas em São Paulo

 

Evento de cinco dias, com foco em valorizar as oportunidades para o idoso, terá programação espalhada em 45 pontos da cidade, com inúmeras atividades físicas, educacionais e culturais

 

Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, São Paulo será tomada por cerca de 200 atividades programadas para a  Virada da Maturidade 2017 – evento de conscientização e valorização do protagonismo do idoso na sociedade. Com a expectativa de receber mais de 20 mil pessoas, de todas as idades, a iniciativa reúne parceiros que possuem ligação com a causa para promover e potencializar em um grande evento o resultado das ações pontuais.

 

Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a 3ª Virada da Maturidade tem como objetivo inspirar todas as gerações para a quebra de estereótipos negativos associados ao envelhecimento. “A reunião de parceiros envolvidos faz com que a causa do empoderamento da pessoa idosa como um todo ganhe força e mais visibilidade por meio de uma programação unificada”, destaca Fernanda. Segundo ela, a criação de uma rede de conexões e parcerias é o que torna, inclusive, o próprio evento mais forte, potencializando a reflexão sobre o envelhecimento como mais uma fase importante da vida.

 

Entre os patrocinadores já confirmados estão o Aché Laboratórios, Fundação Semente Oré e Itaú Viver Mais. Já na lista dos parceiros para disponibilidade de atividades e/ou espaços estão empresas do segmento público e privado, por exemplo as instituições de ensino PUC-SP, Fatec Ipiranga, Mackenzie e USP.  Entre os centros culturais participantes estão Unibes Cultural, Sesi, Sesc e Mube.

 

Alguns institutos e associações ligadas ao envelhecimento também estão confirmados como Projeto Velho Amigo, MaturiJobs, Instituto Longevidade Mongeral Aegon, ABRAz-SP e GER.Ações. Há ainda órgãos públicos parceiros como a Secretaria dos Direitos Humanos do Município de São Paulo e Coordenadoria do Idoso, Secretaria de Esporte e Lazer, bem como, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Já no âmbito estadual, a Secretaria da Saúde está presente.

 

De acordo com Bruno Assami, diretor-executivo da Unibes Cultural, a parceria ajuda na formação da cultura da longevidade em nossa cidade: “Ter este tema e pessoas dessa faixa etária aqui continuamente nos ajuda a cumprir o papel de estimular uma visão de um mundo que olha a longevidade na sua ampla perspectiva da vida com prazer, com novos paradigmas e práticas”, analisa Assami.

 

Programação e App da Virada da Maturidade

 

Para 2017, as atividades estão divididas em três categorias principais: Inspirando Gerações, com palestras e debates para promover a integração entre os participantes; Saúde e Atividade Física, com exames médicos, sessões de exercícios e orientação de profissionais; e Atividades Artístico e Culturais, com oficinas, ingressos para teatro e cinema, desfiles e apresentações musicais.

 

A lista completa de atividades pode ser acessada pelo site da Virada da Maturidade, pelos parceiros e, como novidade para 2017, por um aplicativo próprio do evento. O App Virada da Maturidade visa promover a interação entre os participantes do evento e em breve estará disponível para download pelos sistemas operacionais iOS e Android. Ao baixar o App, o público vai contar com toda a programação, além de participar de jogos que vão permitir acumular pontos durante as atividades e que, no final, irá premiar a pessoa com o maior número de pontos com uma viagem de navio.

 

Números

Na primeira edição do evento, em 2015, foram 145 atividades realizadas em 19 locais com um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas. Já em 2016, com novos parceiros e locais de apresentações públicas, a Virada da Maturidade reuniu 13 mil pessoas, em 180 atividades promovidas em 40 locais.

 

Em 2017, foram firmadas parcerias públicas, privadas e com projetos sociais, contemplando dispositivos culturais, centros de convivência, secretarias municipais, órgãos estaduais, institutos e associações ligadas ao envelhecimento, universidades, instituições de assistência à saúde, organizações do terceiro setor, entre outras iniciativas de profissionais e empresas.

 

Para mais informações acesse: www.viradadamaturidade.com.br

 

Sobre a Virada da Maturidade

A Virada da Maturidade é um evento que tem como objetivo ressaltar a pessoa idosa como protagonista de sua vida, além de motivar a discussão sobre o bem envelhecer. Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a Virada da Maturidade está em sua terceira edição, e neste ano oferece uma grade variada de atividades, que englobam eventos educativos-artístico-culturais, de saúde, palestras e encontros que tem a finalidade de promover a integração entre os públicos de todas as idades.

 

Em 2017, as parcerias fechadas contemplam dispositivos culturais, centros de convivência, secretarias municipais, órgãos estaduais, institutos e associações ligadas ao envelhecimento, universidades, instituições de assistência a saúde, organizações do terceiro setor, pessoas físicas, entre outras iniciativas de profissionais e empresas.

 

 

Assessoria de Imprensa – Virada da Maturidade

 

SpandaCom Comunicação Integrada

Fones: (11) 3862-4824 | 3672-5085

 

Jornalistas Responsáveis

Vanessa Moiseieff | celular (11) 99974-2226 | vanessa@spandacom.com.br

Alice Sanches | celular (11) 99620-1238 | alice@spandacom.com.br

Caroline Belleze – caroline@spandacom.com.br

 

 

Postado em Eventos, Notícias por Ana Claudia Crotti