Preparo físico durante o pré-natal ajuda a evitar complicações do parto normal

11 de agosto de 2017

O parto normal é a via preferencial de nascimento do bebê porque permite a participação ativa da mulher durante o processo. Do trabalho de parto até a expulsão do feto, muitas mães consideram estar passando por um momento único e de pleno envolvimento afetivo e emocional. De modo geral, também favorece a mulher na recuperação, com maior conforto para cuidar do bebê e retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Além disso, o parto normal está associado a melhores resultados neonatais. “Durante a passagem pelo canal de parto, o feto recebe uma massagem no tórax que permite a eliminação de secreções das vias aéreas, diminuindo a chance de ter desconforto respiratório”, afirma a médica ginecologista Márcia Dias, integrante do Comitê Científico da Associação Brasileira pela Continência B.C. Stuart.

Infelizmente, seja qual for a via de parto, ainda convivemos com complicações. Apesar das vantagens do parto normal, há algumas complicações inerentes a essa via. As mais comuns são lesões no assoalho pélvico, também chamadas de roturas perineais, com consequente incontinência urinária ou fecal e prolapso dos órgãos pélvicos, que serão responsáveis por sintomas físicos, problemas emocionais, sociais e, consequentemente, perda de qualidade de vida. Já a cesariana é associada a maiores perdas sanguíneas e infecções, além da desvantagem evidente de proporcionar uma recuperação mais lenta e desconfortável para a mulher.

As complicações do parto normal podem ser minimizadas com preparo físico durante o pré-natal, através da fisioterapia e assistência ao parto feita por profissional especializado e habilitado, em ambiente adequado. Mas, é bom ressaltar que as complicações estão muito associadas ao tamanho e posição do feto e, principalmente, às características físicas da mulher, sendo de extrema importância a avaliação realista das circunstâncias que envolvem cada binômio para uma orientação adequada sobre o tipo de parto.

A escolha do parto deve obedecer a indicações precisas, de acordo com situações que se configuram no momento. As complicações são evitadas através do pré-natal adequado, indicações objetivas de via de parto, habilidade dos profissionais envolvidos e cuidados pós-parto.

Visite o nosso site! www.incontinenciaurináriabcs.org

 

Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart

A Associação Brasileira pela Continência B. C. Stuart é uma entidade sem fins lucrativos, cujo maior objetivo é de prestar assistência às pessoas que sofrem de incontinência urinária e/ou fecal.

A ideia de se criar esta associação aqui no Brasil nasceu do sonho de um empresário canadense, Sr. Raymond Laborie. Juntamente com um pequeno grupo de profissionais envolvidos na causa da incontinência, fora então criada a Associação Brasileira pela Continência usando o modelo de outras fundações já existentes no mundo, tais como a “Canadian Continence Foundation” e a norte-americana “Simon Foundation”.

Pensando nas dificuldades econômicas, sociais e emocionais que as disfunções miccionais causam às pessoas, que vislumbramos apoiar e orientar pessoas de todo o Brasil a encontrarem ajuda, oferecendo informações sobre os problemas específicos; sobre as possibilidades de tratamentos; encaminhamentos para profissionais que possam ajudar; orientações e indicações de acesso a medicações e produtos necessários ao manejo das disfunções miccionais.

http://www.incontinenciaurinariabcs.org/

 

 

Postado em Notícias por Associação BC Stuart